top of page

Análise de dados

       Em duas das situações de medições de campos (elétrico e magnético) procedeu-se a uma análise mais profunda com o objetivo de perceber a propagação dos campos, principalmente o campo magnético, ao longo do espaço. Os locais escolhidas foram a estação de comboios da Póvoa de Santa Iria e uma estação de transformação elétrica também situada na mesma região.

Para a medição das respetivas medidas de ambos os campos, utilizando a função logger (que é preparada ao clicar na tecla MENU e, posteriormente selecionar logger, depois temos de selecionar o número do ficheiro onde os dados serão guardados, o número de medições, e o intervalo de tempo entre cada medição) um dos membros deslocou-se progressivamente para uma região com um elevado campo, medindo os diferentes valores. Para a medição da variação de distância foi utilizado o Google Maps. Por fim os valores foram recolhidos e após algum tratamento de dados obtivemos o seguinte:

Linha de comboio- Póvoa de Santa Iria

     Neste local o aparelho foi ligado a uma distância de 15 metros da linha, os valores de campo foram medidos até à região da rede de proteção, sendo que a distância 0 corresponde à própria linha do comboio.

comboio_-_campo_elétrico.PNG

     À medida que o aparelho foi sendo aproximado da linha do comboio assistimos, tal como esperado, a um aumento do valor do campo elétrico. É de realçar o facto dos valores de campo elétrico perto da linha do comboio serem bastante elevados e quase a atingir o limite definido pela OMS (10Kv/m a 50hz). Estes valores devido a serem acima de 6Kv/m são preocupantes para pessoas com pacemaker pois segundo um estudo referenciado na página efeitos na saúde este é o limite para os pacemakers em geral.  

magnetico comboio.PNG

     Assistimos também a um esperado aumento do campo magnético com a aproximação à linha do comboio. Neste caso não assistimos a nenhum valor preocupante ou acima do normal.

Estação de transformação elétrica

     Na estação de transformação elétrica os valores medidos correspondem aos valores dos campos gerados por 6 linhas de campo presas a dois postes de alta tensão. Para a medição destes valores um dos elementos deslocou-se em direção a uma torre de alta tensão, localizada a 10 metros da rede da estação de transformação elétrica, ao mesmo tempo que seguia a linha de alta tensão

Capturar.PNG

     As medições obtidas encontram algumas oscilações, tal fato deve-se ao relevo da zona. Os pontos onde ocorre uma descida repentina correspondem a pontos mais afastados da linha de alta tensão e os pontos onde ocorreu uma subida repentina correspondem aos pontos mais próximos da linha de alta tensão. Embora o esperado fosse um aumento continuo conseguimos perceber que ocorre um aumento geral dos valores de campo magnético à medida que nos aproximamos da torre de alta tensão.

Powerstation_-_campo_magnético.PNG

     Além das medições procedeu-se a uma análise mais especifica no âmbito de compreender a variação do campo magnético(B) com a distância(r).

     Os gráficos correspondem aos valores medidos na estação de comboios.

Capture.PNG

     Conseguimos perceber da análise dos gráficos que se estabelece uma relação de proporcionalidade direta entre o campo magnético e o inverso do quadrado da distância visto ser esse o gráfico cujo conjunto de pontos mais se assemelha a uma reta com ordenada na origem nula.

​

Ou seja a uma distância de r a intensidade do campo magnético será B a 2r, B/4 e a 3r B/9 que é bem fundamentado por esta imagem onde é demonstrado que quando algo varia inversamente com a área, então varia de acordo com 1/r ao quadrado.

​

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

​

hqdefault (1).jpg

Secadores de cabelo

       Medimos, utilizando o procedimento descrito na respetiva página (ponto 1 a 6) ainda várias configurações de dois secadores de cabelo - um iónico e outro normal - das quais obtivemos os seguintes resultados:

Secador iónico - Rowenta - com potência de 2200W

IMG_20190520_003346.jpg

Tabela 1 – Os maiores valores do campo magnético medidos no secador iónico.

tabela_secador_iónico.PNG

 Secador normal - AEG - com potência de 2300W

IMG_20190520_003448.jpg

Tabela 2 – Os maiores valores do campo magnético medidos no secador normal.

tabela secador normal.PNG

         Com a análise destas duas tabelas com os valores mais elevados medidos pelo nosso grupo dos dois secadores pudemos concluir que existe uma enorme diferença entre os campos magnéticos dos secadores comuns e dos iónicos tendo estes últimos campos magnéticos 10 vezes maiores. Para além disso concluímos que a função “ventoinha” - rotações do motor do secador - é o que mais afeta os valores do campo magnético, isto é evidente no secador iónico mas também se verifica em 2 dos 3 níveis de aquecimento do secador normal (apenas não se verificando no nível de aquecimento 1) das medições do secador normal, em ambos o aumento do nível de aquecimento também aumenta ligeiramente o campo magnético.

​

         O secador iónico utiliza iões negativos para conseguir secar com uma maior eficácia e rapidez o cabelo fornecendo-lhe os iões que este perde durante o dia. No entanto o campo magnético criado pelo secador iónico é muito superior ao do secador normal.

bottom of page