
​
Procedimento
Uma das primeiras preocupações que devemos ter é saber como funcionar com o aparelho que nos foi emprestado para pudermos realizar e explorar este projeto. O aparelho é o SPECTRAN NF-5010 (durante a última semana recebemos o modelo SPECTRAN NF-5035, devido à avaria do primeiro) e foi nos disponibilizado o seu manual de instruções, que foi lido pelo grupo de modo a entendermos o funcionamento do aparelho.
Para conseguirmos medir os campos magnéticos, de uma maneira simples e direta devemos:
​
-
Ir ao MENU e escolher a última opção, SETUP.
​
​
2. No SETUP escolher o FACTORY RESET, ou seja, apaga todas as configurações e mete-as em Default.
​
3. Sair do MENU e escolher a TECLA 2. O aparelho passará para o POWER, modo pré-definido, mais utilizado em Portugal, que nos permite medir campos magnéticos com frequência entre 40Hz e 60Hz.
​
4. Ir para a TECLA 7 e escolher 3D que nos vai permitir medir o módulo do campo magnético.
​
5. Para medirmos apenas o valor mais alto do campo (pois o nosso objetivo é encontrar aparelhos que sejam prejudiciais para a saúde Humana) colocámos o aparelho no modo HOLD.
​
​
6. Com o intuito de reduzir a interferência utilizamos o atenuador que se encontra na TECLA 0 e escolhemos o atenuador para 40dB. Se ao passarmos para os 30 dB o valor estiver numa ordem de grandeza inferior então significa que o aparelho “Fatigou”, o que nos diz que temos de usar o atenuador a 40dB, caso seja idêntico, continuamos a baixar o atenuador utilizando o procedimento prévio até encontrar o correto.
​
Também podemos utilizar as predefinições tabeladas caso saibamos o campo magnético (Utilizamos sempre o primeiro procedimento, tendo em conta a interferência proveniente de outros aparelhos).
Se o valor medido do campo magnético for superior aos seguintes valores devemos utilizar o atenuador (Tabela 1):
​
Tabela 1 – Valores mínimos indicados no manual de instruções do aparelho para os repetivos atenuadores.
​
Para escolher se queremos ler o campo magnético ou o campo elétrico devemos carregar na TECLA 6. Neste tecla podemos escolher que eixos é que queremos utilizar, XY-Mag, YZ-Mag, ZX-Mag, X-MSta, Y-Msta, Z-Msta, E-Fld e Analog. Os primeiros servem para medir campos magnéticos a 2D ou a 1D que se mostra útil para descobrir a direção das linhas de campo. O E-Fld é utilizado para medir campos elétricos, no entanto é preciso ter em atenção que a sua leitura é muito sensível a interferências.
​
Enquanto realizámos as medições mantivémos o espírito crítico, assim quando os resultados no aparelho estavam demasiado altos ou aparecia no ecrã 0.000 na medição dos campos, o nosso grupo optava sempre por fazer um Factory Reset (repetindo os passos de 1 a 6) para ter a certeza que estávamos a medir os valores corretos dos campos. Para além disso eram sempre realizadas diversas medições para comparar os resultados de cada uma e analisar qual deles fazia mais sentido em cada situação e de acordo com os nossos conhecimentos prévios.




